1. Povoamento

   HISTÓRICO DE POVOAMENTO   

À princípio, essas terras eram habitadas pelo povo indígena Anacé, que viviam da caça, pesca e coleta de alimentos na mata da região. Em 1904, chegam à terra, outrora sem nome específico, o senhor  Vicente Ferreira Sampaio e seus filhos José da Costa Sampaio, agricultores e criadores de animais para subsistência. Constroem moradias e estruturam a fazenda para a prática da agropecuária. O povoado recém criado ficava próximo à Lagoa, hoje o bairro Alto Alegre (rodovia que vai para o município de Paracuru).

 Após uma década, precisamente em 1924, chega a então vila o senhor Antônio Amaral que, com ajuda da comunidade já existente, construiu a primeira capela Católica dedicada à Nossa Senhora de Nazareth, localizada, atualmente, na Fazenda do Grupo Tavares, próxima à Lagoa.

Capela Nossa Senhora de Nazareth - 1924

Em períodos de seca, as mulheres recolhia o barro do leito da Lagoa e transportavam para o local onde seria construída  a primeira igreja católica - hoje Paróquia de Nossa Senhora do Carmo. 👇

Primeira prédio da Igreja Matriz N. Senhora do Carmo - Ainda não Paróquia



Na segunda década do século XX, chegaram à localidade os senhores Raimundo Ramos de Oliveira e Porfírio José de Araújo com suas respectivas famílias, no intuito de trabalhar a terra e criação de animais.

Em 1931, rodovias e ferrovias começaram a cortar as terras da recém localidade, valorizando-a, trazendo novas pessoas, potencializando e diversificando o comércio local.
Com sua visão de futuro e dedicação à terra que o abrigou, o senhor Porfírio de Araújo doou terras para construção de diversos espaços públicos, tais como: praça pública, sala de aula, escolas etc.

Somente  a 5 de Setembro de 1963, com a Lei nº 6512, foi criado o distrito de Croatá, desmembrando-o dos Distritos de Serrote e Umarituba.

Atualização/Revisão: 30 de novembro de 2023.